terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Psicólogo na Escola

                        Cabe ao psicólogo escolar ajudar o aluno a compreender as mudanças e, por isso tem um papel de intermediário no aperfeiçoamento da educação. A inclusão do psicólogo na vida escolar, é para contribuir de maneira singular e concreta no sistema escolar. Mais especificamente, o campo de atuação do psicólogo na escola, está relacionado com a solução dos problemas educativos e o modo como as escolas ensinam as crianças.
                        Cabe ao profissional desenvolver em sua função, habilitações e recursos como observação direta, entrevista, questionário, anamnese, aconselhameno, testes psicológicos, os quais lhe facilita, adquirir as informações necessárias para montar o diagnóstico e o laudo para a escola e para a criança.
                          No cenário escolar, da mesma forma que outros técnicos presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexão e de construão de conhecimento.
                           O psicólogo pode :
                           _ Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para famílias e alunos sobre a metodologia e os objetivos da escola.
                          _ Participar com toda equipe da escola da construção de seu projeto político-pedagógico.
                          _ Desenvolver trabalhos de relações grupais para que a equipe da escola possa cada dia melhorar suas relações interpessoais.
                         _  Desenvolver trabalhos de Orientação Vocacional e profissional com os alunos.
                         _  Desenvolver ações preventtivas junto com o corpo docente no que se refere a uso de drogas.
                         _  Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para os alunos sobre sexualidade, ética, agressividade.
                         _  Desenvolver ações esclarecedoras junto com o corpo docente para as familias sobre desenvolvimento humano, prevenção do uso de drogas, sexualidade,agressividade, ética, etc.


Fonte de Pesquisa:   Brasil Escola - Psicologia
                               Educamundo

2 comentários: