As doenças psicossomáticas acontecem quando a carga emocional inconsciente torna-se tão insuportável para o indivíduo que este precisa dividí-la consigo próprio.
É muito difícil desvincular corpo e mente. Algumas pessoas lidam melhor com seu estress e ansiedade, minimizando os efeitos da somatização. Outras , tornam-se vítimas desses efeitos, exarcebando doenças já existentes ou mesmo desenvolvendo doenças novas.
Freud, em seu artigo "A sexualidade na etiologia das neuroses", afirmava que "a principal causa atuante na origem de toda neurose repousa sobre a vida sexual do paciente".
Igualmente importante era a observação feita por ele da distinção entre a "psiconeurose" e a "neurastenia" (mais tarde denominada "neurose atual").
Laplanche&Pontalis enfocaram que o termo "atual", "deve pois ser tomado em primeiro lugar no sentido de uma atualidade no tempo". Daí podemos observar que "as neuroses atuais" descritas por Freud , assemelham-se muito às doenças psicossomáticas estudadas hoje em dia, onde o paciente não consegue elaborar o que lhe ocorre no aparelho psiquico, não tem consciência da causa, mas vivencia os sintomas, o que lhe causa dor e culmina em angústia.
Com base nessas afirmações concluimos que as pessoas mais propensas a somatizar seriam aquelas "incapazes de lidar com a dor emocional". Tentando lidar com a dor física (somatizada), tentam dirimir a dor emocional, da qual muitas vezes desconhecem a origem.
Flávio Carvalho Ferraz, no capítulo "Das neuroses atuais à psicossomática", cita que " ao produzir um sintoma somático, o indivíduo pode manter-se particularmente normal do ponto de vista psíquico".
A ideia dai extraida é a de que o paciente acredita que tratando o corpo resolverá seu problema, sem ater-se à real causa da situação.
Deste modo, podemos compreender que somatizar é transferir o mal estar psicológico para o corpo, aliviando dessa forma o peso emocional que o oprime entendendo que as pessoas reagem de forma mais intensa ou menos intensa aos agentes estressores que a acometem de acordo com as características da personalidade de cada um e os recursos internos que possuem.
Oi Kátia
ResponderExcluirAdorei seu blog. Passarei sempre por aqui.
Parabéns! É isso ai, amiga!
Bjs
Parabéns amigaaaaa, beijos e estarei sempre que possível dando uma espiadinhaaa.
ResponderExcluirOi Katia,aqui é Aldenir,parabéns pelo Blog,ficou muito legal. sempre que possível visitarei.
ResponderExcluirOlá Kátia, aqui é o Tio Doidão, tem td.a ver com essa tal introdução a loucura. Parabéns, fiquei muitissimo contente, td. é válido. Mas, deixa eu dizer tem alguns erros de digitação; mas mesmo assim ficou legal, meus sinceros parabens. Qdo puder sempre vou dar uma de big brother. Bjs. Tio Louco.
ResponderExcluirKátia amei seu blog, sou suspeita para falar pois sempre admirei seu trabalho, continue sempre assim,nos trazendo informacoes pelo blog e pessoalmente tambem....rs
ResponderExcluirBjs, Fique com Deus...
Olá prima, só hj consegui dar uma olhadinha no seu blog, amei ! tenho muito que ler ainda....
ResponderExcluirbjão, Alê.